Introdução
Acesso, orientação, e questões organizacionais
Conhecer os estudantes, dúvidas e expectativas
- Grandes grupos
- Grupos de média dimensão
- Pequenos grupos
- Opções adicionais sobre a plataforma de aprendizagem de acompanhamento
Introdução de um tópico
Introdução
Os objetivos do primeiro evento incluem criar segurança por meio de estrutura e diretrizes claras, bem como a promoção de um ambiente de trabalho de confiança e produtivo.
O seguinte é um conteúdo que poderia potencialmente pertencer a uma sessão conjunta inicial. Nem tudo se enquadra em todos os tipos de curso. Por conseguinte, a sua seleção deve ser sempre baseada nos requisitos do seu próprio curso.
O conteúdo deste documento foi ordenado em blocos temáticos. Estes blocos não são uma recomendação para a ordem em que devem ser implementados no seu curso. Dependendo das necessidades do seu curso, pode escolher livremente, combinar e reorganizar o conteúdo.
Se não houver demasiada comunicação unilateral no início, é geralmente mais fácil conseguir que os estudantes se tornem ativos mais tarde.
Acesso, orientação, e questões organizacionais
- Utilizar STiNE para comunicar com bastante antecedência todos os detalhes de acesso e requisitos técnicos para a primeira reunião com os estudantes
- Esclarecer os requisitos técnicos para todo o curso e verificar se os alunos são capazes de os cumprir. Pode ser útil comunicá-los aos estudantes com antecedência e solicitar feedback, uma vez que alguns podem ter dificuldades em cumprir os requisitos. Isto permitir-lhe-á encontrar soluções em tempo útil.
- Dê as boas-vindas aos seus alunos e apresente-se.
- Mostrar brevemente as funções do espaço virtual (por exemplo, Zoom, BigBlueButton) e explicar como estas opções devem ser utilizadas no curso.
- Pode fazê-lo diretamente durante a primeira sessão ou com antecedência, p. ex., num vídeo explicativo.
- Explicar o calendário do curso e os requisitos para passar no curso. Fornecer também informação num documento PDF (possivelmente em conjunto com as FAQs) ou na visualização na plataforma de aprendizagem para tranquilizar os estudantes. Isto geralmente também reduz o número de perguntas de follow-up.
- Também pode ser útil comunicar o seu próprio papel como professor dentro do curso (por exemplo, Vê-se a si próprio como moderador do processo de aprendizagem ou como facilitador do conhecimento?), bem como as suas próprias expectativas.
- Quando relevante, introduzir outras ferramentas a utilizar, tais como plataformas de aprendizagem (por exemplo, OpenOLAT, Moodle). Pode fazê-lo diretamente durante a primeira aula ou através da disponibilização de um vídeo explicativo.
- Se necessário, formar pequenos grupos. Pode utilizar uma ferramenta de escrita colaborativa (por exemplo, HedgeDoc ou OnlyOffice/Collabora dentro da sua plataforma de aprendizagem) na qual os estudantes podem escolher um tópico associando os seus nomes ao mesmo. Em alguns sistemas de gestão de aprendizagem existe também uma ferramenta de inscrição disponível.
- Como alternativa à formação de grupos de acordo com os tópicos escolhidos, também pode ser útil formar grupos de acordo com os tempos em que os indivíduos estão disponíveis para o trabalho de grupo. A formação de grupos de acordo com a disponibilidade dos estudantes facilita-lhes a coordenação de datas para trabalhos de grupo sincronizados e reuniões dentro do seu grupo, mais tarde.
- Pode discutir com o seu curso o que é necessário para uma colaboração produtiva e agradável (por exemplo, netiqueta). Uma forma de o fazer é escrever em colaboração. Outra forma é o trabalho colaborativo.
Conhecer os estudantes, dúvidas e expectativas
Grandes grupos
Sondagens
A função "Sondagens" em Zoom ou BigBlueButton pode ser usada para fazer perguntas aos alunos.-
"Encontros rápidos" nas salas simultâneas (O número de estudantes é irrelevante, mas devemos garantir que ninguém acaba numa “sala simultânea” sozinho. Note por favor: BigBlueButton permite um número máximo de 8 salas simultâneas). Aos estudantes é feita uma pergunta, que é suposto lembrarem-se. Depois são divididos nas salas simultâneas, com 2 pessoas cada, durante, por exemplo, 3 minutos e devem discutir a questão. Após os 3 minutos, todos acabam, e voltam à sala principal e recebem a pergunta para a próxima ronda de salas simultâneas. Em alternativa, a nova pergunta pode ser afixada nas salas simultâneas através de mensagem.
Grupos de média dimensão
- Peça aos estudantes para acrescentarem certas informações como, por exemplo, a sua especialização entre parênteses a seguir aos seus nomes no ZOOM.
Pequenos grupos e apresentação de perguntas
Nas salas simultâneas, os estudantes conhecem-se com base em determinadas questões. Em seguida, discutem em conjunto que perguntas e expectativas têm em relação ao evento. Apresentam os resultados desta recolha em plenário (sem fazerem perguntas pessoais).Todos aqueles ... (máx. 20 alunos devido a uma interação simultânea limitada).
Todos colam um Post-It colorido em frente da sua própria webcam. Depois é feita uma declaração, por exemplo, "Todos aqueles que se graduam em...". Todas as pessoas a quem a declaração se aplica retiram o Post-It. Antes da próxima pessoa fazer uma declaração, os Post-Its são colados de novo. Depois começa a próxima ronda. Em pequenos grupos, podem ser feitas perguntas mais aprofundadas, se necessário, por exemplo, "Que disciplinas estudam?", que são respondidas oralmente.
Pequenos grupos
Ronda introdutória (Máx. 15 alunos; mais se forem utilizados pequenos grupos nas salas simultâneas).
Os estudantes, em turnos à vez, partilham algo sobre si próprios com base nas perguntas feitas. Perguntas divertidas (por exemplo, "Se eu governasse o mundo, a primeira coisa que faria seria ...") e/ou um desafio relacionado pode tornar as coisas mais interessantes. Os desafios podem, por exemplo, ser:- Encontrar o maior número possível de pessoas com quem tenha pelo menos 2 pontos em comum.
- Bingo: com base nos termos mencionados durante a ronda de introdução. (Cada estudante deve preparar previamente os seus próprios cartões individuais de bingo em papel, com um determinado número de termos).
- Encontre o seu próprio lema para o curso (Máx. 15 alunos, mais se forem utilizados pequenos grupos nas salas simultâneas). Os estudantes recebem uma seleção de imagens através de uma plataforma de aprendizagem (ficheiro PDF ou similar). Cada estudante escolhe uma imagem que lhe desperta associações positivas. Estas associações devem ser utilizadas para desenvolver um lema para o curso. Posteriormente, os estudantes dizem qual a imagem que escolheram e apresentam o seu lema. Podem guardar a imagem e o lema consigo próprios como um lembrete. Exemplos:
- Foto do oceano: "Olhar para as coisas com uma visão clara".
- Fotografia com objetos desemparelhados: "Descobrindo ligações".
- Foto com uma perspetiva invulgar: "Acolher novas perspetivas". Ou "Questionar o seu próprio ponto de vista".
Opções adicionais sobre a plataforma de aprendizagem de acompanhamento
- Fórum para introduções
dentro da plataforma de aprendizagem
Criar um fórum sobre a plataforma de aprendizagem no qual os estudantes se possam apresentar e conhecer-se uns aos outros. Para além de responderem à pergunta inicial, devem também aderir ao seguinte formato: "Answer-Add-Ask". Os estudantes respondem à pergunta, acrescentam um aspeto adicional sobre si próprios, e concluem fazendo uma nova pergunta. -
Perfis
Os estudantes são convidados a acrescentar um breve perfil sobre si próprios e a publicá-lo na plataforma de aprendizagem.
Introdução de um tópico
Muitos métodos de introdução de tópicos do ensino em sala de aula podem ser transferidos para o ensino digital com um pouco de "criatividade". Aqui estão alguns exemplos:
-
Posters de impulso
Os posters de impulso são posters com uma tese (provocadora) ou o início de uma frase. Os estudantes devem acrescentar aos cartazes o que lhes vem espontaneamente à cabeça. São também bem-vindos para comentar e/ou acrescentar às entradas dos outros. Posteriormente, os resultados são revistos em conjunto. Para o ensino digital, podem ser utilizadas ferramentas de escrita colaborativa (por exemplo, HedgeDoc ou OnlyOffice/Collabora dentro da sua plataforma de aprendizagem) em vez de posters.
Speed-Dating ("encontros rápidos")
Normalmente, no método de speed-dating, existe um círculo interno e um círculo externo, com 2 estudantes virados um para o outro e trocando ideias sobre uma dada questão. Os grupos são alterados movendo o círculo exterior no sentido dos ponteiros do relógio, uma pessoa de cada vez.
Uma vez que isto é difícil de fazer digitalmente, em vez disso, é utilizada a função de salas simultâneas. É colocada uma pergunta introdutória à qual os estudantes em equipas de 2 são autorizados a trocar ideias durante quatro minutos numa sala simultânea. Depois, as salas simultâneas são baralhadas de modo a que os outros estudantes formem uma nova equipa para cada caso. Depois é colocada a pergunta seguinte, e os estudantes são autorizados a trocar ideias durante 4 minutos. Assim, antes de cada nova pergunta ser colocada, haverá um intercâmbio. O número total de perguntas é arbitrário. Naturalmente, o tempo pode ser variado. Dependendo do objetivo e da utilização posterior do conteúdo, pode ser útil pedir aos estudantes que tomem notas.Ilhas de discussão num fórum na plataforma de aprendizagem
Existem diferentes fóruns temáticos (= ilhas). Cada ilha tem o seu próprio tema. Os participantes podem escolher a ilha cujo tema lhes interessa mais e trabalhar em conjunto sobre este tema. O trabalho pode ser orientado através da preparação de perguntas iniciais para discussão em tópicos individuais. Um vídeo curto, texto ou similar em combinação com uma pergunta pode também servir de base para o trabalho no âmbito do fórum.