Tarefas Didáticas e de Conteúdo
Tarefas de Gestão e de Organização
Tarefas Didáticas e de Conteúdo
- Formular objetivos de aprendizagem e métodos desde o início
- Clarificar as vantagens para os participantes
- Definir claramente os trabalhos/questões que são abertos/complexos o suficiente para através deles se obterem respostas diversificadas
- Fornecer recursos para a preparação
- Pedir aos participantes para assumirem pontos de vista ou papéis específicos
- Clarificar quaisquer equívocos relacionados com o conteúdo
- Oferecer oportunidades para colocar questões sobre o conteúdo
- Colocar mais questões subsequentes
- Relacionar os contributos entre si através de questões
- Colocar questões para clarificar os contributos
- Acolher opiniões diversas
- Tratar os erros como oportunidades de aprendizagem
- Recentrar a discussão no tópico em causa
- Preparar e destacar sumários internos
- Concluir situando os contributos em contexto
- Indicar trabalhos de resumo
- Fornecer bibliografia relacionada
- Ligar fóruns assíncronos a sessões síncronas
Tarefas de Gestão e Organização
- Direcionar atenção para o forum através de mensagem direta
- Acolher os participantes
- Explicar as funções básicas do forum e, se necessário, praticar utilizando-aas em conjunto (por exemplo, mostrar definições, subscrever, mostrar novas entradas, citar, editar)
- Definir regras para a comunicação e assegurar o seu cumprimento
- Anunciar os seus tempos de processamento
- Garantir oportunidades para questões relacionadas com a organização do fórum
- Clarificar quaisquer incompreensões sobre a organização
- Fornecer detalhes da pessoa de contacto para o caso de problemas técnicos
- Delinear as opções para contactar o corpo docente
- Definir trabalhos para os participantes
- Fornecer informação sobre o domínio e estrutura das respostas
- Formar grupos de trabalho
- Definir os procedimentos, agendamentos, e processar prazos, assegurando o seu cumprimento
- Realocar publicações que estão incorretamente alocadas a um tópico
- Consciencializar os participantes acerca da alocação incorreta de tópicos
- Concluir discussões