Potencial obstáculo: Ninguém utiliza o fórum
Potencial obstáculo: As respostas não correspondem à questão.
Potencial obstáculo: Os contributos não fazem referência aos inputs dos alunos
Potencial obstáculo: Os alunos que iniciam mais tarde sentem-se sobrecarregados
Potencial obstáculo: Não há mais novas ideias depois dos contributos preliminares
Potencial obstáculo: Os alunos escrevem uma publicação e desaparecem
Potencial obstáculo: Dispersão da discussão
Potencial obstáculo: Falta de clareza
Potencial obstáculo: O docente domina a discussão
Potencial obstáculo: O docente investe muito tempo
Potencial obstáculo: Ninguém utiliza o fórum
Cenário
O docente preparou um forum para os alunos. Dias depois, ainda ninguém publicou no fórum.
Soluções possíveis:
- Preventiva: Estabelecer regras de comunicação em conjunto
- Preventiva: Não oferecer demasiados canais de comunicação e trabalhos ao mesmo tempo.
- Preventiva: Explicar ao forum as funções partilhando o ecrã durante a sessão síncrona ou providenciando um vídeo explicativo.
- Preventiva: Salientar o valor acrescentado e as expetativas para a sua utilização.
- Pedir aos alunos para usar o forum para todas as questões normalmente enviadas por e-mail.
- Atrair a atenção dos estudantes para um novo fórum via mensagem rápida (ex.: “Mensagens” é um elemento do curso na plataforma de aprendizagem)
- Pedir os alunos para subscrever o fórum.
- Seja paciente quando os alunos não publicarem imediatamente.
- Perguntar aos alunos por que não estão a usar o fórum e encontrar uma solução conjunta.
- Disponibilizar a opção “Não entendi a questão” como resposta possível, quando se aplique.
- • Encorajar os alunos a falar. Não há questões absurdas e todos aprendem, sobretudo com os erros e o percurso alheio.
- Considerar construir o forum de modo que as questões possam ser colocadas de forma anónima.
- • Encorajar os estudantes a publicar o seu trabalho em curso.
- Começar a utilizar o forum em conjunto com a sessão síncrona.
- Se necessário, estabeleça janelas temporais para a utilização do fórum.
- Estar presente no forum.
- Mostrar reconhecimento pelas contribuições existentes.
- Estabelecer compromissos através de trabalhos concretos e prazos.
- Recorrer a conteúdo do forum durante as sessões síncronas e discutir o conteúdo das sessões síncronas em mais detalhe no fórum.
- Considerar a constituição de grupos de discussão mais pequenos.
Potencial obstáculo: As respostas não correspondem à questão.
Cenário
O docente criou um forum para os alunos discutirem uma questão particular. Depois de algum tempo, o docente verifica que as respostas e a discussão não correspondem à questão colocada.
Soluções possíveis:
- Preventiva: Peça a terceiros para verificar se a questão é compreensível.
- Preventiva: Garanta que a extensão da questão é apropriada. Inclua toda a informação necessária e evite informação distrativa e supérflua.
- Preventiva: Destaque visualmente pontos importantes da questão
- Preventiva: Providencie um exemplo ou enquadramento para a resposta.
- Preventiva: Se possível, discuta os trabalhos em modo síncrono.
- Questione o significado de algo e redirecione a resposta, se necessário.
- Responda tão brevemente quanto possível para que os outros alunos não fundamentem as respostas mais descontextualizadas. Ajuste as suas horas de trabalho às horas de publicação no fórum ou vice-versa.
- Diferencie diferentes tipos de erro: se o erro não estiver relacionado com o conteúdo (ex.: o aluno publicou numa thread diferente), poderá corrigi-lo diretamente e informar o aluno através de mensagem privada. Se mais alunos cometerem o mesmo erro, deverá comunicá-lo ao grupo mais tarde.
- Clarificar malentendidos numa publicação fixa (para evitar causar ofensa, culpe a sua formulação pouco clara pela confusão, se necessário).
- Realce quaisquer falhas de interpretação de forma respeitosa. Eventualmente, envie uma mensagem privada ao aluno e peça-lhe que ajuste a sua publicação.
Potencial obstáculo: Os contributos não fazem referência aos inputs dos outros alunos
Cenário
O docente preparou um forum para os alunos para discutir uma questão particular. O olhar mais próximo sobre as respostas do fórum revela que os estudantes responderam à questão mas falharam ao referir os contributos dos outros alunos.
Soluções Possíveis:
- Preventiva: Formular trabalhos que encoragem mais do que uma simples recolha de ideias. Em vez disso, a questão deverá ser aberta para permitir a participação de toda a turma.
- Preventiva: Enfatizar (várias vezes) que os contributos devem relacionar-se com os contributos de outros alunos.
- • Preventiva: Considere definer um trabalho especial (ex.: os alunos devem partilhar as suas ideias, mas também contribuir com duas publicações que desenvolvam os contributos dos colegas.
- • Preventiva: Especifique o formato Responder – Adicionar – Perguntar.
- Responda à questão
- Adicione as suas próprias ideias
- Coloque uma questão
- Preventiva: Mostrar a função de citação para as respostas.
- Relacionar os contributos individuais uns com os outros e solicite comentários moderando as discussões e adicionando questões de follow-up.
- Ocasionalmente, relembrar os alunos para se referirem aos inputs uns dos outros.
- Pedir aos alunos para contribuirem com as suas questões para reduzir a ênfase no papel do docente.
- Clarificar que as discordâncias são parte do discurso científico e não desvalorizam os indivíduos.
- Encorajar os alunos a colocar questões aprofundadas sobre os contributos dos seus pares.
- Se todos os alunos estiverem a trabalhar ao mesmo tempo, escreverão simultaneamente e podem ficar menos atentos ao que os seus colegas estão a publicar. Disponibilizar os trabalhos por um longo período de tempo permite fazer aumentar o número de referências aos inputs de outros alunos.
Potencial obstáculo: Os alunos que iniciam mais tarde sentem-se assoberbados
Cenário
O docente cria um forum para os estudantes discutirem uma discussão particular. Pelo facto de o trabalho estar agendado de forma assíncrona, alguns alunos começam as suas tarefas consideravelmente mais tarde do que os outros. Estes encontram imensas publicações no fórum. É desmotivador para estes terem de ler todas as outras publicações antes de se juntarem à discussão.
Soluções Possíveis:
- Preventiva: Disponibilizar, de forma transparente, o tempo de publicação no fórum.
- Preventiva: Eventualmente, limitar o número de contributos que cada aluno possa fazer.
- Redija (ou solicite a alguém) sumários regulares de todos os contributos e destaque-os visualmente. Por exemplo, afixe-os no topo da página. Indique o tempo do sumário intermédio. Pode também avisar sempre que um sumário seja publicado.
- Pedir aos alunos que já discutiram o tópico amplamente que produzam um sumário verbal durante a sessão síncrona para ajudar os outros que possam ter-se juntado mais tarde.
- Defina um trabalho final de sumarização que encorage os alunos a refletir e a situar os seus contributos.
- Veja as sugestões para a eventual falta de clareza das questões.
Potencial obstáculo: Não há mais novas ideias depois dos contributos preliminares
Cenário
O professor criou um forum para os alunos discutirem uma questão particular. Os dois primeiros alunos deram respostas abrangentes e detalhadas à questão. Os outros alunos sentem dificuldade em adicionar qualquer input complementar.
Possible solution(s):
- Limitar os alunos a um aspeto por contributo no trabalho solicitado.
- Enfatizar que os contributos de outros alunos também podem ser discutidos e desenvolvidos.
- De forma progressiva, adicione questões mais aprofundadas à nova thread de discussão.
- • Quando definir o trabalho, garanta que os alunos têm a oportunidade de refletir sobre as questões. Normalmente, surgem novas ideias do que quando leem os contributos de outros alunos em primeiro lugar.
- Realce as possibilidades de investigação.
- Divida os recursos preparatórios previamente para que os conhecimentos de partida dos alunos sejam diferenciados.
- Garantir diferentes pontos de vista para a discussão ou apresentá-los através de questões mais aprofundadas.
- Reconsiderar o requisito de todos terem de escrever algo.
- Abrir várias threads de discussão em paralelo e permitir aos estudantes escolher.
- De modo semelhante ao método método Delphi, torne os conteúdos dos alunos visíveis no segundo passo. Exemplo: todos os alunos enviam os seus pontos de vista de forma privada. Um dos alunos sumariza-os e publica-os no fórum como um contributo inicial. Os comentários podem ser feitos e discutidos no fórum.
Possível Obstáculo: Os alunos escrevem uma publicação e desaparecem
Cenário
O docente cria um fórum para os alunos discutirem uma questão particular. De modo a garantir participação ativa, foi especificado que cada aluno deveria contribuir com, pelo menos, duas publicações no fórum. Um olhar sobre o fórum revela o seguinte: muitos alunos não visitam mais o fórum depois de escreverem os dois contributos. Não respondem a questões aprofundadas ou a comentários de outros alunos sobre as suas publicações. Parecem estar fora do resto da discussão.
Soluções possíveis:
- Clarifique o objetivo e o benefício do fórum para os alunos.
- Peça aos alunos que subscrevam o fórum.
- Anuncie que questões de fundo serão adicionadas gradualmente.
- Evite especificar o número de publicações com que contribuir e refira-se como “participação ativa no fórum” como expetativa.
- Na próxima sessão, solicite aos alunos que comuniquem aos colegas os argumentos de que mais gostaram e por que razão.
- Criar incentivos, como a publicação de novo material para encorajar os alunos a consultar a plataforma regularmente e darem conta das novas publicações.
Potencial obstáculo: Dispersão da discussão
Cenário
O docente criou o fórum para que os alunos discutam uma determinada questão. No início, os alunos discutiram a questão. Depois, contudo, desenvolveram-se várias e intensas discussões laterais dentro da thread. A questão inicial não é sequer discutida.
Soluções possíveis:
- Preventiva: Considerar os interesses dos alunos desde o início quando definir as threads de discussão.
- Identifique esta situação como moderador e mova as publicações para uma thread diferente, que poderá ser moderada pelo aluno que introduziu o tópico lateral.
- Traga a discussão de volta ao tópico principal.
- Peça aos alunos para clarificarem a relevância da publicação para a questão principal.
- Reúna os interesses dos alunos (através de votação).
- Encerre o tópico de discussão e reinicie a discussão numa thread com uma questão mais precisa.
Potencial obstáculo: Falta de clareza
Cenário
O docente criou um fórum para os alunos discutirem uma questão particular. O fórum já é utilizado há algum tempo e tem várias publicações. É difícil localizar conteúdo.
Soluções possíveis:
- Preventiva: Estabelcer orientações para a estrutura do assunto dos contributos.
- Preventiva: Pedir aos alunos que escrevam uma publicalão por acada aspeto das orientações, para que as threads de discussão técnica correspondam a threads de conteúdo.
- Preventiva: Utilizar o campo de texto da descrição do fórum para comunicar as orientações.
- Definir títulos únicos para as threads de discussão.
- Realocar publicações que estão localizadas incorretamente, se necessário.
- Discutir as opções de citação e resposta no fórum e combine uma abordagem consistente.
- Explicar as opções de visualização do fórum, por exemplo, “one”, “nested”, “flat” e “new posts only” na plataforma de aprendizagem OpenOLAT.
- Clarificar as opções para destacar publicações individuais.
- Reduzir a duplocação de conteúdo através de redação assíncrona.
- Encerrar discussões depois de terminarem.
- Associar diferentes tópicos a diferentes threads de discussão. Encerrar as threads antigas se levarem a novos subtópicos e discutir os subtópicos apenas nas novas threads de discussão.
- Definir um número máximo de caracteres por publicação para formar os alunos a concentrarem-se no tema da discussão.
- Tornar o sumário das discussões uma tarefa dos alunos, por exemplo uma vez por semestre. Afixar os sumários no topo da página.
- Usar a função “sticky” para mover threads de discussão importantes para o topo da página, de forma permanente.
- Discutir a clareza da discussão de forma síncrona e acordar possibilidades de otimização.
Potencial obstáculo: O docente domina a discussão
Cenário
O docente cria um fórum para discutir uma questão particular. Quando lê as publicações, fica com a impressão de que o docente domina a discussão e os alunos vão desistindo da participação.
Soluções possíveis:
- Se necessário, no início, retraia-se um pouco.
- Deixe espaço entre as suas participações no fórum.
- Como docente, contribua mais com questões do que com afirmações.
- Limite as suas espostas às situações em alguma incerteza ou falta de entendimento surge.
- Sempre que possível, não avalie as publicações dos estudantes (“bom”, “aspeto importante”, etc, já que pode dar a impressão de que outras publicações não são tão importantes, ainda que não seja essa a sua intenção.
- Prefira respostas coletivas em detrimento a comentários a cada passo.
- Delegue a moderação da discussão nos alunos como trabalho (ex.: ao grupo apresentando o tópico). Forneça ao grupo os direitos necessários à moderação na plataforma de aprendizagem.
- Utilize as questões submetidas pelos alunos como base de discussão.
Potencial obstáculo: O docente investe muito tempo
Cenário
O docente criou um fórum para os estudantes discutirem uma discussão particular. Para garantir que os alunos não ficam com a impressão de que foram deixados fora da plataforma de aprendizagem, o professor acede regularmente, responde a questões e modera a discussão. Consequentemente, o docente investe muito tempo no fórum.
Soluções possíveis:
- Preventivas: pense cuidadosamente sobre que informação é necessária e quando. Se tudo for comunicado de forma abrangente e atempada, haverá menos questões com necessidade de resposta.
- Definina momentos específicos para a sua moderação do form e comunique-as.
- Combine com os alunos um código para indicar que uma resposta do docente é especificamente desejada naquele ponto.
- Delegue tarefas nos alunos, como moderação e sumarização de conteúdos (sem exagerar)
- Subscreva o fórum para que não tenha de verificar constantemente se existe novo conteúdo.
- Use opções técnicas como “mostrar apenas publicações novas”
- Mova as discussões finais e coloque-as de forma mais abrangente nas sessões síncronas.
- Forneça alguns exemplos de soluções.
- Possibilite aos alunos dar feedback as seus colegas (peer-feedback)
- Defina canais de comunicação claros e responda sempre às questões que são do interesse geral, de modo que todos possam ver a resposta. Idealmente, as questões gerais deverão ser colocadas e respondidas exclusivamente no fórum.