logo
ENLIVEN

SURVIVAL KIT - MÉTODOS

MODERAÇÃO DE FÓRUNS: POTENCIAIS OBSTÁCULOS E SOLUÇÕES

 

     Licenças e direitos de autor

 


Potencial obstáculo: Ninguém utiliza o fórum

 

Potencial obstáculo: As respostas não correspondem à questão.

 

Potencial obstáculo: Os contributos não fazem referência aos inputs dos alunos

 

Potencial obstáculo: Os alunos que iniciam mais tarde sentem-se sobrecarregados

 

Potencial obstáculo: Não há mais novas ideias depois dos contributos preliminares

 

Potencial obstáculo: Os alunos escrevem uma publicação e desaparecem

 

Potencial obstáculo: Dispersão da discussão

 

Potencial obstáculo: Falta de clareza

 

Potencial obstáculo: O docente domina a discussão

 

Potencial obstáculo: O docente investe muito tempo

 

 

 

Potencial obstáculo: Ninguém utiliza o fórum

 

Cenário

 

O docente preparou um forum para os alunos. Dias depois, ainda ninguém publicou no fórum.

 

Soluções possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: As respostas não correspondem à questão.

 

Cenário

 

O docente criou um forum para os alunos discutirem uma questão particular. Depois de algum tempo, o docente verifica que as respostas e a discussão não correspondem à questão colocada.

 

Soluções possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: Os contributos não fazem referência aos inputs dos outros alunos

 

Cenário

 

O docente preparou um forum para os alunos para discutir uma questão particular. O olhar mais próximo sobre as respostas do fórum revela que os estudantes responderam à questão mas falharam ao referir os contributos dos outros alunos.

 

Soluções Possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: Os alunos que iniciam mais tarde sentem-se assoberbados

 

Cenário

 

O docente cria um forum para os estudantes discutirem uma discussão particular. Pelo facto de o trabalho estar agendado de forma assíncrona, alguns alunos começam as suas tarefas consideravelmente mais tarde do que os outros. Estes encontram imensas publicações no fórum. É desmotivador para estes terem de ler todas as outras publicações antes de se juntarem à discussão.

 

Soluções Possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: Não há mais novas ideias depois dos contributos preliminares

 

Cenário

 

O professor criou um forum para os alunos discutirem uma questão particular. Os dois primeiros alunos deram respostas abrangentes e detalhadas à questão. Os outros alunos sentem dificuldade em adicionar qualquer input complementar.

 

Possible solution(s):

 

 

 

Possível Obstáculo: Os alunos escrevem uma publicação e desaparecem

 

Cenário

 

O docente cria um fórum para os alunos discutirem uma questão particular. De modo a garantir participação ativa, foi especificado que cada aluno deveria contribuir com, pelo menos, duas publicações no fórum. Um olhar sobre o fórum revela o seguinte: muitos alunos não visitam mais o fórum depois de escreverem os dois contributos. Não respondem a questões aprofundadas ou a comentários de outros alunos sobre as suas publicações. Parecem estar fora do resto da discussão.

 

Soluções possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: Dispersão da discussão

 

Cenário

 

O docente criou o fórum para que os alunos discutam uma determinada questão. No início, os alunos discutiram a questão. Depois, contudo, desenvolveram-se várias e intensas discussões laterais dentro da thread. A questão inicial não é sequer discutida.

 

Soluções possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: Falta de clareza

 

Cenário

 

O docente criou um fórum para os alunos discutirem uma questão particular. O fórum já é utilizado há algum tempo e tem várias publicações. É difícil localizar conteúdo.

 

Soluções possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: O docente domina a discussão

 

Cenário

 

O docente cria um fórum para discutir uma questão particular. Quando lê as publicações, fica com a impressão de que o docente domina a discussão e os alunos vão desistindo da participação.

 

Soluções possíveis:

 

 

 

Potencial obstáculo: O docente investe muito tempo

 

Cenário

 

O docente criou um fórum para os estudantes discutirem uma discussão particular. Para garantir que os alunos não ficam com a impressão de que foram deixados fora da plataforma de aprendizagem, o professor acede regularmente, responde a questões e modera a discussão. Consequentemente, o docente investe muito tempo no fórum.

 

Soluções possíveis: