GALLERY WALK – um exercício de envolvimento ativo
Um curso pode começar com uma atividade para avaliar as expetativas dos alunos. Esta é uma forma de adaptar as necessidades e preocupações dos alunos aos tópicos que serão tratados durante o curso.
A atividade proposta poder ser uma GALLERY WALK (ver Imagem 1), consistindo no seguinte:
- Os participantes organizam-se em grupos pequenos, escolhendo um representante/líder;
- Cada grupo deve circular através dos diferentes Flip-Charts, andar pela sala, onde encontrará vários tópicos relacionados com as questões a ser avaliadas no início da sessão. Em cada um destes Flip Charts, cada grupo deve escrever o seu comentário/considerações, resultantes de pequenas discussões acerca dos tópicos.
- Depois de todos os grupos terem passado por todos os tópicos, cada representante/líder deve resumir, para a turma, a análise que cada tema teve quando terminaram a ‘jornada’.
Identificando os problemas iniciais, os alunos podem relacionar-se com o processo de encontrar soluções, à medida que os tópicos são apresentados. Assim, os estudantes atingem os resultados de aprendizagem de forma mais substancial.
Começar esta experiência de aprendizagem como grupo, leva os alunos a partilhar as mesmas preocupações e a identificarem-se, de forma padronizada, com os conteúdos desenvolvidos.
A primeira atividade pode ser traduzida para o formato online usando:
- Uma plataforma de videoconferência com salas de discussão (Ex.: Teams, Zoom)
- Google Jamboard, que permite a criação de vários quadros brancos onde diferentes grupos podem escrever, usar Post-its, desenhar ou inserir imagens.